O blog da Nanda

um espaço eclético zen

E com vocês…The Angel!

Posted by Nanda on October 27, 2006

The Angel 

Considero este o trabalho de pintura mais importante da minha vida até agora, sob vários aspectos.Foi também o quadro mais difícil que já pintei. E, ao mesmo tempo o que mais me ensinou. Com o The Angel aprendi que no processo de criação a gente tem, muitas vezes, que parar, deixar o que já foi criado amadurecer e, voltar mais tarde, com os sentidos mais aguçados, refeitos.Sinto que toda obra ou trabalho de criação, enfim, tem personalidade própria. As obras pedem aos seu criadores, através da linguagem da arte, qual o caminho a ser seguido dentro do universo de criação. É a simbiose que existe entre a a obra e o criador.Resolvi pintar esse quadro num estúdio que um pintor cubano amigo meu, o George Alvarez, tinha em Coconut Grove. Observando o verdadeiro debate que eu tinha travado com o quadro, o George muito mais experiente que eu, me pegou pelo braço e disse:         É melhor você ir pra casa. Descansa, esquece o quadro por enquanto e, volta na semana que vem.E foi exatamente o que fiz. Quando retornei ao estúdio, o George, com um sorriso nos lábios, me falou:         Vem ver uma coisa.Dei distância, olhei pro quadro e, lá estava ele: The Angel: surpreendente, refrescante, doce.Dizem que os anjos não têm sexo, mas acho que esse do quadro é uma anja. Talvez por ter nascido das águas (na verdade duas quedas d’água!).

Pois é, The Angel já me deu muitas alegrias. Em novembro de 1998, The Angel ganhou o Prêmio Francisco Casas, na categoria de pintura abstrata, prêmio esse conferido pela Sociedade Cultural Santa Cecília, uma entidade cultural que atua dentro da F. I.U, em Miami. Foi a maior emoção!

Já recebi várias ofertas de compra. Mas, com esse rebento não faço negócio. The Angel é, pra mim, como se fosse um talismã.  E, isso não tem preço. Ele está em exposição permanente na minha casa no Rio de Janeiro, para alegria da Dona Laerze, minha zizi mommy. 

2 Responses to “E com vocês…The Angel!”

  1. Silvia said

    Achei o teu blog por acaso e me apaixonei pela pintura The Angel. Vc se importa se eu fizer uma postagem com ele no meu blog?

  2. Olá Sílvia!

    Obrigada por ter gostado do The Angel. Já vi que vc postou o The Angel no seu blog, antes mesmo de eu lhe dar autorização.
    Agora, tudo bem…
    Mas, aproveito este caso, para fazer um apelo para todo mundo.
    Por favor, antes de tentarem fazer qualquer coisa com qualquer imagem, conto ou texto que eu tenha criado e publicado no meu blog, por favor me peçam autorização através do meu email pessoal:
    mariafernandasilva@yahoo.com
    A razão é na verdade muito simples: eu me reservo o direito de autorizar ou não a utilização de qualquer peça que eu tenha criado, baseada no que eu chamo de “afinidade de mídia”.
    Afinal, todo este material é considerado propriedade intelectual e, ainda não está em domínio público.
    Esta regra básica serve para qualquer blogueiro.
    No mais, ademã que eu vou em frente
    De leve

    Maria Fernanda

Leave a Reply

 
