O blog da Nanda

um espaço eclético zen

Gente, o negócio é R E S P I R A R !!!

Posted by Nanda on November 14, 2006

A importância da respiração 

Segundo Sheldon Saul Hendler, médico e phd, a respiração é a chave que abre o catálogo das funções e desenvolvimento biológicos avançados. Não é óbvio que seja um fator essencial a todos os aspectos da saúde? Pergunta ele.Respirar, continua Hendler, vem em primeiro lugar e, não em último. As pessoas deveriam prestar atenção à respiração quando ficarem fatigadas, doentes ou perceberem evidência de alteração de energia.A respiração, completa Sheldon, é, na verdade, o mais básico sistema de comunicação do corpo. O Dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel e diretor do Max Planck Institute for Cell Physiology, em Berlim, afirmou que o que leva o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer é a falta de oxigênio ao nível celular.O Dr. Gay Hendricks, phd, disse: As doenças coronárias se devem à falta de oxigênio recebido pelo coração. O Dr. Hendricks completa: O corpo humano é feito para liberar 70% de suas toxinas através da respiração. Somente uma pequena porção dessas toxinas são, na realidade, liberadas através do suor, urina e fezes. Se a sua respiração não está funcionando com o máximo de eficiência, isso significa que você não está se liberando das toxinas como deveria. O Dr. Jack Shields, médico linfologista de Santa Bárbara, Califórnia, conduziu um estudo sobre os efeitos da respiração sobre o sistema linfático. Ele descobriu que a respiração diafragmática profunda (respiração que começa na barriga) estimula a limpeza do sistema linfático, criando uma taxa de eliminação de toxinas quinze vezes maior que o normal.A Transformational Breath Foundation, fundada por Judith Kravitz, se dedica ao ensino de formas mais eficientes e satisfatórias de respiração, inclusive a respiração circular, que segundo eles tem o poder de transformar a vida das pessoas.  Eles afirmam que a maioria das pessoas respira de forma irregular, superficialmente e de forma restrita. Dessa forma, limita a quantidade de energia que vai tanto para o corpo quanto para a mente.Poderíamos concluir então que a nossa Vida flui no mesmo padrão da nossa respiração? Ou seja se a gente respira superficialmente e insatisfatoriamente, isso talvez explique porque não estamos vivendo de uma forma plena e satisfatória? É bem provável!  Mas, uma coisa é certa: quando a gente faz uma aula de yoga ou nada um pouco, quase que imediatamente sentimos um agradável bem estar. Não pode ser concincidência, né?Por isso tudo, encorajo todo mundo a prestar mais atenção ao seu padrão de respiração e, procurar fazer algum tipo de exercício para melhorar ainda mais. Natação é uma delícia. Mas, tem gente que não gosta muito de água. Aí, um aulinha de yoga cai que nem luva. Mas, se você é uma pessoa que não gosta de nada disso, simplesmente deite tranquilamente e, respire bem devargazinho, começando da barriga. Tente não pensar em nada. Dá pra dar uma boa relaxada!

É isso aí:

R  E  S  P  I  R  E  M  CALMAMENTE E PROFUNDAMENTE!!! 

Namaste

2 Responses to “Gente, o negócio é R E S P I R A R !!!”

  1. Mariza said

    Nandinha

    Essa questão da respiração é muito verdadeira.
    Houve uma época em minha vida que estava estressada por demais. Todo dia sentia uma dor, falta de ar, palpitação e por aí vai. Tinha me tornado figurinha ´constante nas emergencias de hospitais.
    Meu médico e amigo fez uma sessão comigo me ensinando a relaxar e evitar os famosos remedinhos para acalmar.
    Era um execicio de relaxamento somente com a respiração, vc ia somente se fixando no ritmo e no que era acionado aio respirar.
    O resultado é uma sensação deliciosa de bem estar. Eu uso qdo estou agitada pra dormir, triste e angustiada.
    Nosso corpo é uma maravilha, mas precisamos saber usá-lo da melhor maneira.

    bj

  2. Ingrid said

    Uma matéria excelente🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: