O blog da Nanda

um espaço eclético zen

O encontro com o sr. Winn

Posted by Nanda on April 24, 2007

 

Robert Winn é um homem sem idade. É jovem de movimentos e tem uma sabedoria que, geralmente, é privilégio dos mais idosos.

Os cabelos longos presos em rabo de cavalo denunciavam uma natureza eclética, aberta para o anti-convencional.

Fui assistir a uma de suas palestras sobre um exercício que chama de “Respiração Transformacional”. Confesso que ao chegar no local da palestra, não resisti à tentação de pré-julgar.  Mais um destes workshops new age, cochichei para eu mesma. A crítica e o pré-julgamento estão, infelizmente  estão tão arraigados nos costumes da gente… Lembrei daquele trecho da música do Mestre raul Seixas que diz:

Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Salve grande Raul, um sábio transgressor!

Este hábito, vício, loucura…sei lá… é mais comum entre os povos latinos. Bem, precisamos todos transformar isto, né? Para o nosso próprio bem…

Primeramente, Robert Winn nos deu uma belíssima explicação de como  a nossa maneira de viver a Vida, os nossos padrões de comportamento e até a nossa saúde estão intrinsicamente ligados à nossa forma de respirar. Ou seja, se respiramos mal, superficialmente, com interrupções no padrão respiratório, por exemplo, vamos ter problemas de todas as ordens. Já se respiramos mais profundamente, de maneira satisfatória, vamos ter uma Vida também mais satisfatória, vamos sofrer menos o impacto do estresse diário e, com certeza gozar de melhor saúde. Faz sentido, não faz?

Pela primeira vez na vida, parei para pensar na importância da respiração na nossa Vida.

Depois de colocar músicas bem agitadas para tocar e, nos pedir para dançar bastante, o sr. Winn nos pediu para que deitássemos sobre as almofadas e colchas, que havia carinhosamente colocado antes, para nos proteger do ineroxável chão.

Estávamos então prontos, para começar a respirar profundamente, ou seja respirar começando pelo abdômen, como os iogues e os bebês fazem.

Muita gente não conseguiu e desistiu. Outras, como eu, resistiram. Agora vê: resisitir à respiração. Não é incrível a natureza humana? Bem, vencida a resistência, respiramos e respiramos, por um bom tempo. Mais de uma hora.  Teve gente que chorou. Outras pessoas tiveram ataques de riso… Aquele singelo workshop de respiração, num determinando momento, mais parecia o samba do crioulo doido. Hehehehehehehe!

Quando terminamos, Robert Winn nos explicou que o caminho, que o ar percorre dentro do corpo, é uma verdadeira tubulação. Uma tubulação viva! Quando não digerimos os aborrecimentos, ou não conseguimos nos expressar, falar o que sentimos, por exemplo, isso tudo aliado a um padrão superficial de respiração vai entupindo a tubulação. Por outro lado, quando respiramos bem, mais profundamente, mantemos a tubulação sempre limpinha. Aí sobra mais espaço para a energia vital, que permeia todo o universo, nos inspirar e fazer com que a gente se sinta muitíssimo bem.

O sr. Winn nos falou algo que mexeu comigo. Ele disse:

– Quando a gente respira, entramos em contato com o universo. 

Depois de se despedir amorosamente de todos os presentes, o sr. Winn saiu como se fosse um silfo, ou fado, masculino de fada, elementais do ar. Os silfos são levíssimos, etéreos e muito bondosos. Estão sempre de bem com a vida…até porque respiram muito bem…hehehehehehehehehehe!

No dia seguinte, me peguei cantando de baixo do chuveiro. Estava me sentindo muito bem e a Vida parecia estar melhor. Tudo isto porque eu respirei profundamente por uma hora… Fantástico!

Bravo, sr Winn! Que maravilha é este exercício de Respiração Trasnformacional. Adorei.  Pela primeira vez senti no meu próprio corpo a maravilha que é respirar…respirar mesmo,  de verdade…muito bom…hummmm……!!!

Um beijo no coração

Maria Fernanda     

One Response to “O encontro com o sr. Winn”

  1. Eliane said

    Fernanda, estava pensando no que voce disse de dirigir ate Vero Beach, eh uma ideia, esse fim de semana seria ideal para mim, enfim. Me ligue 305 632 3592 Eliane🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: