O blog da Nanda

um espaço eclético zen

O que você está fazendo de fato para ajudar a salvar o planeta?

Posted by Nanda on May 5, 2007

o nosso planeta Terra

A situação do nosso planeta-lar está ficando pra lá de crítica. Infelizmente não é mais coisa de papo-cabeça. O avanço tecnológico e a exploração mercenária da natureza já estão cobrando as suas promissórias. Com juros e correção monetária, altíssimos por sinal.
As consequências da emissão estrondosa de co2 na atmosfera agrava cada vez mais o efeito estufa, que por sua vez está provocando uma drástica mudança no clima de todo o planeta. Hoje em dia é comum sentir frio no verão e calor no inverno.  E a coisa não pára por aí…
O que falar da aparição catastrófica dos tsunamis, de furacões que afogam cidades inteiras… ? Isto sem mencionar a possibilidade de furacões gigantes e megaterremotos. Exagero? Tomara!
A verdade é que o planeta está entoxicado, doente mesmo.  E como qualquer outro ser vivo,  se algo não for feito para mudar isto, estaremos muito em breve vivendo num verdadeiro caos.
As grandes entidades capitalistas, com sua cobiça desmedida, tem muito a ver com isto. Imagine uma conta bancária. Se só se tirar dinheiro e, não se colocar de volta…vai chegar uma hora que o dinheiro vai acabar. A fonte vai secar. Os números não mentem jamais! Esta lógica matemática é universal. Este princípio pode perfeitamente ser aplicado à natureza. A exploração da natureza sem reposição é um dos motivos desta situação.
Mas há outros motivos… A poluição do meio ambiente por exemplo. Você recicla o seu lixo? Parece um detalhe simples, não é? Mas, na verdade é um assunto da maior seriedade. A terra leva 100 anos para conseguir digerir um mero pedaço de plástico. Uma das consequências é a alta mortandade de albatrozes, que morrem por engulirem pedaços de plástico que boiam mar a dentro. Triste, não?
Se o seu prédio ainda não oferece um sistema de reciclagem, crie um sistema você. Peça ajuda à prefeitura, fale com vizinhos, incentive-os a fazer o mesmo!    
Você já parou pra pensar na quantidade de água que é desperdiçada todos os dias? Você racionaliza água e eletricidade? Quando for lavar a louça, enquanto estiver ensaboando, feche a torneira.  Tome banhos mais curtos. Enquanto se ensaboar, feche a torneira. Só estas duas pequenas mudanças já vão fazer uma enorme diferença.
Muitas espécies animais já estão extintas e, outras tantas em perigo de extinção. Felizmente, já existem várias instituições que caridosamente fazem o nobre trabalho de proteção e recuperação das espécies ameaçadas. Ofereça uma doação. Pode ser em dinheiro, tempo, trabalho voluntário.
Por um acaso você dirige um potente SUV? Já parou pra pensar na quantidade de gasolina que um carrão destes consome, além da quantidade enorme de gás carbônico que joga diariamente na atmosfera…?
Mais importante que falar e reclamar é agir. De forma diferente, principalmente de forma consciente.
O planeta não é meu, nem seu. É nosso! É de todo mundo! Pense nas futuras gerações, nos nossos descendentes. Não seria nossa obrigação cuidar do planeta para que as nossas crianças, as minhas, as suas, as nossas herdassem todas estas belezas naturais assim como um planeta saudável e habitável para todas as espécies?   
Comece agora, neste momento. Pergunte-se:
– O que estou fazendo de concreto para ajudar a salvar o planeta?
Pense verde… o verde que desejamos que vista todas as florestas tropicais, começando pela nossa Amazônia, o pulmão do mundo, hoje ameaçado.
Faça a sua parte. Boa sorte pra você! Boa sorte pra todos nós!
Maria Fernanda

7 Responses to “O que você está fazendo de fato para ajudar a salvar o planeta?”

  1. Mariza said

    Nandinha

    No meu predio o lixo é separado para reciclagem. Já economizo água e procuro não usar muito saco plastico. Saiu um artigo muito interessante sobre como descartar o óleo de cozinha utilizado.
    è realmente preocupante, já me passaram uma apresentação de como seria a terra se não houvsse áqgua. É assustador.

    bjoka

  2. mauro said

    Pois é, todas essas medidas são necessárias… para amenizar a situação mas não para “consertarmos” o planeta. O crescimento populacional sim, este é o grande mal. Mantendo-se estável o número de habitantes sobre a Terra, isso sim, seria uma metodologia eficiente e não paliativa. Fazendo economias, reciclagens, só estamos “empurrando com a barriga” o problema para mais pra frente, para outras gerações. Imagine a Terra sobre controle. Nasce um, morre um. Emprego e alimentos para todos. Beleza não é? utopia, talvez. Vontade política? com certeza.
    bjs
    Adoro seu blog.

  3. Tânia said

    Ajudando as pessoas a encontrarem o seu caminho, seguindo o seu desejo, se realizando mais e com isso sendo mais felizes.

    Bjs
    Talu

  4. Oi Talu!

    É realmente ser feliz é uma parte essencial neste processo de conscientização. Sem dúvida alguma.
    Mas, a minha pergunta foi bem específica:
    Eu perguntei o que as pessoas estão fazendo para salvar o planeta me referindo ao relacionamento direto com este planeta que é um ser vivo, como nós.
    Este relacionamento compreende o respeito, o entendimento e a sua proteção.
    Esmiuçando ainda mais, me refiro ao entendimento de que não estamos de frente para o planeta, mas sim fazemos parte do planeta.
    Era a isso que estava me referindo.

    Um abraço,

    Maria Fernanda

  5. Júlia said

    Pessoalll!!!Vamos ter consiência!!!Somos nós crianças que sofreremos no futuro!!!Não vc!

    Faça o possivel para que o meu futuro e o seu sejam o melhor de todos…Vamos preservar o nosso “Balão Azul”….

    Por favor colabore!!!!!!!:]…=]

  6. Gabriella said

    Eu gostaria de dar uma idéia de como podemos salvar a água.
    Primeiro poderia ter uma quantidade de água para cada casa gastar.
    E se a dona da casa ultrapassar essa quantidade ela ficara sem água
    Por algum tempo ou se não ela terá que pagar uma muta ai as pessoas vam
    Pensar duas vezes antes de gastar muita água.
    bjs

  7. yasmim said

    oi pessoal vamos salvar nosso planeta
    economizando a agua evitar vavar a garagen com a mangeira
    vçs sabiam que a agua que nos usamos para lavar roupa serve para lavar tapetes e panos de chão
    pois é verdade pessoal
    vamaos salvar nosso planeta!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: