O blog da Nanda

um espaço eclético zen

Investindo na imagem de um Brasil melhor

Posted by Nanda on June 28, 2007

ilustração da bandeira do Brasil 

 Uma crescente onda de medo vem se apoderando da população brasileira. Não estou de forma alguma querendo negar a realidade. Longe de mim. Mas, sinto que as pessoas, de maneira geral, se concentram no negativo com tanto vigor e impetuosidade que acabam gerando ainda mais negatividade, com a força de seus pensamentos.

 A ciência, mais precisamente a física quântica, já comprovou que os nossos pensamentos se materializam e, que a energia flue na direção daonde colocamos a nossa atenção. Energy goes where attention goes!  A força do pensamento de uma só pessoa se equivale à força que é necessária para iluminar uma cidade. Gente, a força do nosso pensamento é muito grande, imensa mesmo. Contudo, para onde a direcionamos é uma escolha que fazemos a cada dia, a cada momento, a cada instante. 

A carta de despedida que o jogador Zé Roberto escreveu para o povo brasileiro, quando resolveu mudar de volta para a Europa, para mim, é uma prova cabal do que o medo pode fazer com a gente.

Parece que uma onda gigante de medo está subitamente inundando a cabeça das pessoas de uma forma paralizante, fazendo com que elas deletem rapidamente todas as dimensões que envolvem cada acontecimento, para se aterem apenas ao lado negativo, violento, como se nada mais existisse, nunca tivesse existido ou fosse existir. Aí, o ressentimento se torna aparente e o desespero veemente. Não seria essa uma visão simplista e fatalista demais? 

Se em vez de nos concentrarmos no mal, no negativo, na violência, investirmos na idéia de criarmos um mundo melhor, com paz e segurança para nós e, para as futuras gerações, começando do simples ato de imaginar este mundo, visualizar este mundo… não custa nada…quem sabe não conseguiríamos virar esta mesa, mudar esta situação, transgredir esta desordem vigente? Quem sabe? Quem sabe? Só saberemos experimentando. 

Quanto mais a gente carcar em cima das dificuldades, mais dificuldades iremos ter. Isso não sou eu que estou afirmando. São pessoas doutas, pesquisadores, cientistas… O simples ato de agradecer por tudo o que temos, por tudo o que já conquistamos, pela bênção que é ser brasileiro, um povo que é rico na sua diversidade regional, cultural, racial…um povo que é rico de afetividade, versatilidade…a lista é grande…só isso já vai gerar (ENERGETICAMENTE) positividade, energia positiva para o Brasil e seus filhos.

Isso sem mencionar que todos os processos acontecem tanto ao nível coletivo como no individual. Está tudo interligado! 

De mais a mais, o Brasil não é só constituído de desgraças. O Brasil não é nem pode ser apenas motivo de lamentações… Come on, gente boa… 

De qualquer forma, não cabem críticas nem julgamento. Até uma folhinha que cai no chão…cai por uma razão…Nada acontece por acaso. 

Tudo o que sai de nós (pensamentos, ações, críticas, elogios, afeto, compreensão, positividade, negatividade) tanto pode construir como destruir. Afinal, tudo, absolutamente tudo é energia…ou seja tudo está em movimento…e influencia tudo o que está ao redor.  

Tudo de bom pra todo mundo. 

Um abraço,  

Maria Fernanda   

2 Responses to “Investindo na imagem de um Brasil melhor”

  1. Luiz Paulo said

    Oi Nanda! Texto pra lá de precioso.
    Bom, essa coisa de energia… concordo em tudo com o que Você disse, acredito e percebo cada vz mais a atuação das nossas formas de pensar até em relação à saúde do nosso corpo!!
    Já em relação ao Brasil, além de concordar tb vejo que existe tb uma abordagem a ser considerada. Não uma que fale do estado das coisas, mas que acabe falando os pqs de termos chegado neste ponto.
    Me refiro às diferenças que afastam o Brasil(e seu povo) dos dias atuais, de um Brasil de 20, 30, 40 anos atrás. Falta educação. Não apenas educação-ensino, mas aquela coisa de amor ao País, à cidade… aos pais, e se falta amor, falta respeito. Falta fé e sobram cerveja, libído, machismo e ignorância. As escolas em geral não ensinam mais sequer à escrever. Os pais nunca tem tempo para educar os rebentos e por ai vai.

    Acho que assim, fica simples começar a imaginar pq o País está sendo retratado com este pessimismo e entregue. Aliás, entregue demais! E como as pessoas em geral não pensam e as que pensam acham que não adianta mover uma palha, cria-se este círculo vicioso. Nem o futebol é mais bom(e não é)… virou reduto de oportunistas e baderneiros, traficantes e bandidos.
    Em resumo: a atual sociedade não tem força para mudar e simplesmente ela não tem a noção que precisa pensar diferente!
    Um bjo, um abraço e desculpe escrever tanto! To te devendo um mail, mas logo escrevo tah bem!
    Adorooooo seus textos de verdade! ^___^

  2. Margareth said

    Querida, adorei!
    Tocaste fundo na alma daqueles que ainda creditam que esse mundo tem jeito e que a mudança está dentro de cada um de nós.
    Não basta atribuirmos culpas à terceiros. Todos devemos cumprir a nossa parte. É nossa responsabilidade a mudança, de atitudes, de pensamento.
    Sempre me considerei patriota, amante do meu país, mas confesso que me deixei levar por essa “onda de pessimismo”, deixando inclusive de acreditar que o meu retorno possa ser possível, numa perspectiva muito pequena, reduzida e simplista.
    Mas vejo que tenho que mudar minha atitude, reagir à mídia e apostar no que acredito: que ainda temos chance de reverter tudo isso, aprendendo com os nossos erros e aceitando as lições. Pois concordo literalmente quando dizes que até para uma folha cair, existe uma razão. Assim, vamos tentar perceber e aprender a nossa lição e mudar a nossa visão de conformismo para a de esperança e muito trabalho, pois nada muda sem esforço e competencia.
    Um beijo grande e já tens mais uma fã!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: