O blog da Nanda

um espaço eclético zen

Triathlon: adrenalina pura!

Posted by Nanda on July 9, 2007

Domingo passado fui assistir o meu irmão competir numa prova de triathlon.  Ele pratica triathlon há muito tempo, mas estava parado. Não podia deixar de prestigiar este seu retorno do que é para ele uma verdadeira paixão.Acordei muito cedo…às 4 :30 da manhã, para dar tempo de chegar no local da competição. As provas de triathlon começam sempre muito cedo,  cedíssimo…Êta gente animada!

Cheguei ao Parque Trade Winds Butterfly World, na cidade de Pompano Beach, às 6 da manhã. É interessante ver os atletas, aliás triatletas, chegarem com suas bicicletas super incrementadas, em cima dos carros ou nos racks, numa animação total. Nunca vi tanta gente sorrindo e me cumprimentando com  tanta alegria antes do sol nascer…! Impressionante…Só podem ser as endorfinas que liberam ao exercitarem-se intensamente por horas a fio, faça chuva ou faça sol. 

 O triathlon nasceu na década de 70, na cidade de San Diego, na Califórnia. No triathlon, os atletas disputam, de forma continuada, provas de três diferentes esportes: natação, ciclismo e corrida. Haja fôlego! Além de nadar, pedalar e correr, o triatleta precisa ser ágil na transição, que é o espaço em que ele muda de prova: da natação para o ciclismo e deste para a corrida. Isto porque há uma área de transição específica, primeiro para se pegar a bicicleta e depois para deixá-la.

Fiz questão de acompanhar meu bro em todo o precurso da competição. Primeiro a largada da natação. Eles nadaram 400 metros num lago bastante sinistro pro meu gosto. Sabe aqueles lagos com cara de casa de jacaré?

Aí, quando acabou a natação eles correram para pegar a bicicleta na área de transição. Lá fui eu atrás. Depois do percurso de ciclismo eles voltaram, deixaram a bicicleta na transição e, saíram para a corrida. Naquela altura, eu já tinha feito um belo de um work out, para os meus padrões, infelizmente, muito modestos em relação a exercícios físicos, apesar da minha intenção ser das melhores.

Meu irmão terminou a prova bem. Tirou em quarto lugar na sua categoria. Ganhou medalha e tudo! Ele não ficou lá muito satisfeito com o resultado, não. É muito exigente este meu bro. Mal de família… Puxa! O cara nadou 400 metros, pedalou 10 Km e correu 4 Km. Para ele que já competiu em outras modalidades com distâncias bem maiores pode ser que não tenha sido lá essas coisas. Mas, para mim, só o fato de participar de uma prova desta já é uma grande conquista. Fala sério!

Nos Jogos Pan-americanos de 2007, a modalidade vai ser a olímpica cujas distâncias são: 1.500 metros de natação, 40 kilômetros de bicicleta e 10 kilômetros de corrida. Uau!

Ao sair do Parque Trade Winds ontem, fiquei pensando na determinação que estas pessoas que fazem um esporte como o triathlon têm de ter . Não somente derminação, mas persistência, espírito de aventura e amor à natureza. Afinal, todas as competições são realizadas em lugares abertos, em praias, em lagos, em parques, enfim na natureza. Há realmente algo de EXTRA-ordinário em desafiar o corpo num nível como este. Tem que se tirar o chapéu pra essas pessoas!

Parabéns, Jorge Luís! Boa sorte para todos os triatletas que vão competir nos Jogos Pan- americanos de 2007, o Pan do Brasil!

  

 

4 Responses to “Triathlon: adrenalina pura!”

  1. claudia said

    ó, me animei para sair correndo por aí amanhã! vou fazer meu próprio treino, ao invés de uma bike super modernosa, vou mesmo com minha trek tão velhinha que até perde pra minha caloi que me espera lá em Son Gonça. Tá afim? beijo.

  2. Julinho Mazzei said

    Oi Maria Fernanda,

    Adorei saber do sucesso do seu Bro. Melhor ainda foi a sua narrativa sobre os detalhes da competição. Achei sensacional a sua frase – “Nunca vi tanta gente sorrindo e me cumprimentando com tanta alegria antes do sol nascer…! Impressionante…Só podem ser as endorfinas que liberam ao exercitarem-se intensamente por horas a fio, faça chuva ou faça sol”….muito legal.

    É isso aí!!! Um dos segredos de estar feliz com a vida é da gente se manter sempre ativo e tentando superar nossos próprios limites…isso não só faz bem pro corpo como também pra alma!!!

    Um dia desses irei entar num trialon qualquer só pra ver se consigo chegar.

    Parabéns pelo blog que cada vez mais deixa a gente mais ZEN e feliz.

    Um grande beijo,
    Julinho

  3. Valtervi Passos said

    OLá fernana adorei o bloggere quero te parabenizar, eu sei qua atrasado pela ótima e excelente entrevista com o mestre Julinho Mazzzei.
    Tenho 22 anos e moro em Teresina-piauí, Brasil e virei fã do Julinho assim que ouvi desde a 1 vez, hoje sou um colecionador de programas e de tudo que tenha a ver com ele. Tenho todos os programas que ele fez para o Brasil.
    Minha idéia e espero que der certo rápido é organizar num blogger todo esse material do Mazzei, aqui no Brasil, muitas pessoas tem saudades e seria ótimo fazermos esse intercabios com os Fãs, O Fã Clube Julinho Mazzei, também organizei a Comunidade no orkut do Julinhohttp://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28524077 , é o maior sucesso, bjus e obrigado pelo espaço…bjos

  4. joao paulo said

    juaop.renatinha@gmail.com

Leave a Reply

 
