O blog da Nanda

um espaço eclético zen

A origem da palavra “SINCERA”

Posted by Nanda on November 29, 2007

 

Sincera é uma palavra doce e confiável. Sincera é uma palavra que acolhe. Esta palavra deveria estar no vocabulário de toda a alma.

Sincera foi uma palavra inventada pelos romanos. Vem do velho, velhíssimo latim…

Eis a poética viagem da palavra sincera de Roma até os nossos tempos:

Os romanos fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera, às vezes, era tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Para o vaso assim fino e límpido, o romano dizia, vaidoso: 

– Como é lindo…parece até que não tem cera!

“sine- cera” queria dizer: “sem cera”, uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes.

Segundo Malba Taham,

“Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver, através de suas palavras, os nobres sentimentos do seu coração.”

Eu acrescentaria ao texto de Malba Taham o seguinte:

Sincero é aquele que deixa ver, através dos seus atos, os nobres sentimentos do seu coração. Para mim, sinceridade é uma questão de atitude, como tudo mais na vida.

Mas, será que alguém consegue ser 100% sincero? Você consegue? Quem consegue? Vivi por muitos anos um grande dilema, que desconfio não ser privilégio meu: ser 100% sincera e arriscar perder o amor das pessoas ou viver entalada por não ter coragem de expressar o que sinto?

Ao longo dos anos, acabei vivendo muito das duas opções. Perdi várias amizades (se é que eram mesmo…) das vezes que arrisquei ser 100% sincera. Da mesma forma, que já sofri muito todas as vezes que sufoquei a verdade dentro de mim. Nossa! Existe coisa pior do que você não conseguir expressar o que sente e, ainda ter de esconder…escamotear…? É dureza…

Mas, a recompensadora sabedoria, trazida pela mestra experiência, tem me ajudando a começar a trilhar o que eu chamo de “o caminho do meio”, depois de muitíssimos trancos e barrancos.  O que seria este tal caminho do meio?

Bem, ficar entalada não dá. Faz muito mal. Mas, para se dizer a verdade é preciso usar de sabedoria. Muita sabedoria. Em primeiro lugar, examinar a real necessidade de expressar esta ou aquela verdade. Cheguei à conclusão que às vezes não vale a pena, pra ninguém. Mas, se fôr absolutamente necessário, que se faça com o coração, sem ficar numa posição de ataque nem de defesa. Fácil não é, mas nada como a própria vida para ensinar as coisas pra gente.

Tem um livro, pequeninnho, mas poderosíssimo, que trata magistralmente dessa coisa importante que é o falar, o que falar, pra quem falar e, principalmente como falar. O título em inglês é: The Four Agreements. Vale a pena conferir, pessoal! 

Vou ficando por aqui, desejando SINCERAMENTE tudo de bom pra todo mundo!

beijos no coração

3 Responses to “A origem da palavra “SINCERA””

  1. Ricardo said

    Olá Fernanda!
    De vez em quando achamos alguma coisa legal na web… seu blog é fantástico… e só fiquei por 10 minutos.
    Estava procurando informações sobre alimentos orgânicos e “você” apareceu.
    Adorei “A origem da palavra sincera” e a sua tentativa de ser 100% sincera.
    Eu tentei ser 100% sincero em casa… pffff… Foi um fracasso total!
    Mas, como você, aprendi, e continuo aprendendo, a saber em quais situações posso ser 100%, 50% ou nada sincero.
    Também adorei os sinais de paz interior.
    Obrigado pelos 10 minutos maravilhosos.
    Ricardo

  2. Paulo said

    Tive aula de Latin na Escola técnica Philadelpho G. Netto, na cidade de S.J.do Rio Preto, o professor era o sr. Daniel, no ano de 1989-1992.
    E aprendi dessa forma…

    A origem da palavra “sincera” vem da época dos romanos. Os ricos encomendavam estátuas e quando o artista errava, preenchia a falha com uma correção de cera. Os nobres percebiam esse artifício e ao encomendar a sua estátua queriam uma obra autêntica, verdadeira, sem falhas ou disfarces e “senza cera”, sem cera, ou seja, “sincera”.

  3. Fabi said

    Oi Nanda!
    Amei seu blog!
    Mtos bjos,
    Fabi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: